sábado, 9 de janeiro de 2010

"quero pensar que não penso"


Por um puro instante sinto que estou a cair num poço sem retorno. Sinto que já não pertenço aqui. Sinto-me a voar. Sinto (também) os meus pés molhados, sinto que estou a andar sobre o mar. Sinto a minha testa a arder. Sinto que amar não é, simplesmente, amar. Sinto que não gosto de mim, nem de ti, nem de nada. Sinto que amo o saber. Sinto as minhas mãos, húmidas, geladas. Sinto que a vida não passa de um teste. Sinto os meus olhos a saltarem-me da cara. Sinto um calor a invadir-me o coração. Sinto o ar a fugir-me dos pulmões. Sinto a minha voz a desdizer o que é certo. Sinto os meus pensamentos a desimaginarem o que nunca podiam parar de imaginar. É a pior sensação do mundo. Sinto-me suja. Sinto-me suja por sentir o certo e o errado. Sinto-me suja por sentir tanta sujidade junta.
Foi um sonho. Não passou de um sonho mau, um pesadelo se calhar, um sonho utópico. Um sonho em que o que quero e o que não quero se unem e dão origem a esta sujidade toda.
Não quero nunca mais sonhar. Não quero pensar que sei voar quando na realidade estou tão presa à terra. Não quero cair dentro de um poço sem retorno, porque sei que, provavelmente, quando chegar lá abaixo (saber não sei, mas gostava que fosse como sei)… Quando chegar lá mesmo, mesmo, mesmo ao fundo do poço, sei que encontro o paraíso ou o inferno. Não quero sonhar! Não quero fechar os olhos e encontrar-me noutro planeta. Não quero adormecer nos meus pensamentos. Não quero adormecer. Não quero pensar nisto, isto que é nada. Pensar em nada é possivel? Para mim tudo é possível. Apenas quero que deixe de ser. Quero abrir os olhos e pensar “não estou a pensar”, porque mesmo que esteja a pensar que não estou a pensar, quero mesmo não pensar. Quero (também) não pensar que estou a pensar. Não pensar nisso! Por isso a próxima vez que me perguntarem no que estou a pensar e eu diga “eu não penso”… bom, mesmo que isso nunca aconteça, porque eu estou sempre a pensar, mas se, provavelmente acontecer, não pensem que é verdade. Porque isso nunca acontece… Se estou a pensar que não penso é sinal que penso em alguma coisa e vice-versa. Eu penso, ou melhor, quero pensar que não penso. Mas para pensar nisso tenho de pensar à mesma. Se existir alguém que não pense, alguém humano, uma pessoa que quando quer não pensar… Não pense! Eu quero conhecer essa pessoa, só mesmo para lhe perguntar como é que ela é capaz. Neste momento, dedico-me a pensar, ou melhor, a tentar não pensar que penso.

4 comentários:

  1. Não penses, simplesmente! vive, vive um dia de cada vez sem pensar (:
    adorei o texto*

    ResponderEliminar
  2. Obrigada (:
    Gostei bastante do texto, e nao existe ninguém que nao pense, porque somos seres pensantes e é isso q nos destingue, pensa nisso como um dom (:

    ResponderEliminar
  3. deixar de pensar é difícil, tens razão. mas temos de ser mais aventureiros e deixar de pensar nos "riscos e consequências" das coisas que vamos fazer no futuro e arriscar. viver, sem pensar, pelo menos uma vez na vida. (:

    ResponderEliminar
  4. sim acontece mt vezes nao querer pensar em certas coisas, mas pensar é das coisas que mais gosto, por isso nao me importo pq pensar nessas coisas ajuda a ultrapassa-las (:
    Obrigada Salomé :$

    ResponderEliminar